O ASB

É o profissional qualificado e requisitado para auxiliar equipes de atendimento odontológico. Além de possuir conhecimentos técnicos, sua formação permite também atuar no atendimento ao público em geral. Trabalha sob a orientação direta de um Cirurgião Dentista ou de outro auxiliar com função de chefia. Seu conhecimento para a certificação é obtido após treinamento em escola legalmente constituída.

Público Alvo

Profissionais que já atuam na área ou aqueles que buscam uma profissão/capacitação voltada para o atendimento odontológico.

Objetivo

O curso tem como objetivo qualificar e preparar os futuros ASB (Auxiliares de Saúde Bucal) para o trabalho cotidiano de um consultório, clínica odontológica ou ambiente hospitalar. Assim como são priorizadas desde as relações interpessoais, tanto da equipe quanto ao paciente, até à manipulação de materiais, incluindo a utilização de instrumentais e equipamentos odontológicos. O bom auxílio aos profissionais de odontologia refletirá decisivamente no atendimento mais rápido, dinâmico, eficaz e qualificado, diminuindo, assim, o estresse do paciente.

São priorizadas desde as relações interpessoais até a manipulação de materiais, incluindo a utilização de instrumentais e equipamentos odontológicos. O bom auxílio aos profissionais de odontologia refletirá decisivamente no atendimento mais rápido e qualificado, diminuindo o estresse do paciente.

Vantagem da equipe auxiliar em odontologia no consultório

  • Aumenta a eficiência ou rendimento da clínica ou consultório.
  • Aumenta a produtividade, devido à execução dos movimentos indiretos, aumentando o rendimento.
  • O Cirurgião Dentista sem auxiliar, executa 100%, todos os passos do seu trabalho.
  • O Cirurgião Dentista com 1 auxiliar: o auxiliar executa 40% em média de procedimentos e o CD executa 60%.
  • O Cirurgião Dentista com 2 auxiliares: estas auxiliares executam 68% de procedimentos e o CD 32%.
  • Ajuda nas relações sócias com os pacientes, controle e orientação nos pacientes.
  • Diminui a tensão emocional do paciente.
  • Conduz uma melhor qualidade de atendimento.
  • Facilita a contabilização e organização administrativa do consultório.
  • Aumenta o prestígio do consultório dando-lhe dignidade e maior atmosfera profissional.
  • Reduz sensivelmente o cansaço físico e mental do profissional, dando-lhe um conforto no seu trabalho.